expedição piracicaba

clique na imagem para ampliar

vista da exposiçao

Expedição Piracicaba tem inicio com a criação da dupla Cabeça Nuvem, formada pelos artistas Guilherme Teixeira e Igor Vidor. Em 2011, após serem premiados no 42º Salão de Arte Contenporanea de Piracicaba, a dupla construíu uma embarcação e sujeitos a qualquer tipo de sorte, navegaram por quatro dias descendo o Rio Piracicaba à partir da cidade.

A exposição se apresentou como um diário de viagem, onde a dupla preencheu a sala da Pinacoteca Miguel Dutra, com historias, objetos e situaçoes da expedição, além de justapor pinturas do acervo municipal, sobre artistas que se dedicaram a pintar o rio em suas trajetórias. Em expedição o Cabeça Nuvem se colocou frente ao desconhecido, experimentando cada curva sinuosa do rio, e mesmo hoje, sendo um rio urbano, essa experiência permitiu resgatar memórias de navegação por esse rio, ativando um imaginário sobre épocas em que a cidade costumava ser um lugar maior.

 

 

  VÍDEO 

 

 

 

Um barco de lona e 4 dias de navegação

 

 

Este vídeo foi exibido junto ao outros objetos instaldos na exposição. É possível ver paisagens e diálogos entre a dupla